Ubajara
Ubajara é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se na microrregião da Ibiapaba, Mesorregião do Noroeste Cearense. Sua população em 2010 era de 31 792 habitantes.

Toponímia
Clima
História
O território de Ubajara era habitado primitivamente pelos índios tabajaras. A primeira penetração foi feita por volta de 1604, por Pero Coelho de Souza. Entre os anos 40 e 60 do século XIX outras famílias se estabeleceram no território, atraídos pela fertilidade da terra. Quando a grande seca as atingiu, deslocaram-se para o lado sul de uma lagoa, denominada Lagoa de Jacaré, ali organizando um arruado que se chamou Jacaré, primitivo nome do Município. Em 1884 a povoação foi totalmente destruída violentamente por um incêndio. Os habitantes construíram novamente suas moradias e mantiveram a mesma designação de Jacaré. Em 1890,por ato de Luiz Antônio Ferraz, governador do Ceará, foi elevado à categoria de Distrito da paz a Jurisdição de Ibiapina.
No dia 24 de Agosto de 1915 foi editada a Lei n° 1279, que elevou o Distrito da paz à categoria do Município com a denominação de Ubajara, por influência da gruta existente na encosta da Serra, a cerca de 5 km da sede7.
Turismo
É muito procurada por turistas por conta do Parque Nacional de Ubajara, um dos menores parques nacionais do Brasil, onde se encontra a Gruta de Ubajara, acessível por meio de bonde.
Gruta de Ubajara: Localizada no Distrito de Araticum, a 3 km da sede, localizada no Parque Nacional de Ubajara. Trajeto feito por trilha natural margeando um riacho ou por teleférico durante 2 a 3 minutos, oferecendo ampla visão do parque.
Apesar do potencial natural e geográfico para o turismo esta atividade vem perdendo força nos últimos meses devido a falta de políticas públicas adequadas para a atividade. A cidade foi considerada por muitos anos a “joia da coroa” da região ibiapabana.
Todos anos ocorrem A Fepai Feira de produtos agrícolas da serra da Ibiapaba além Exposição de animais e o Festival de Floração do Maracujá.